sábado, 6 de agosto de 2011

TP4 - UNIDADE 15

            Relatório - Atividade da unidade 15 TP4

                 A Oficina da Unidade 15 – Mergulho no texto, realizou-se no dia  14/06 , na sala de aula da        escola Santa Teresinha com início às 13h e término 17 horas . Participaram desta oficina  sete cursistas.

Rotina da Oficina
-Dinâmica – Varal das ideias – eixo da leitura
-Relato Avançando na Prática
-Discussão unidade 15
-Proposta de Atividade
-Encaminhamentos
               Iniciei a oficina recordando a anterior, na qual discutíamos propostas de leitura. Retomei as provocações em relação a esse eixo. Então, percebi que os professores tiveram iniciativas significantes
               Solicitei então, que formassem grupos por escolas para elencar atividades realizadas  com leitura. Para minha surpresa, surgiram novas ideias em relação a leitura. Inclusive a sugestão do diário de leitura apresentado pela Professora Nara , já  foi conduzido e com muito sucesso. Em seguida cada grupo apresentou suas  propostas de leitura aos demais.
                 Para fortalecer as ideias apresentadas, enfatizar a importância da leitura sugerida e orientada pelo professor. Comecei fazendo um breve comentário da biografia de Ruth Rocha, para então introduzir a leitura do livro Nicolau tinha uma ideia, sugestão da professora. explorei essa ideia. Após realizar a leitura do livro, encaminhei atividade assim nomeada, Varal das ideias , eixo da leitura. Neste cartaz os cursistas  usando de sua criatividade deveriam expor  suas ideias em relação a leitura. Os trabalhos ficaram expostos no varal. Durante a realização da atividade pude perceber o interesse de todos pela sugestão apresentada.
            Em seguida iniciamos o relato do avançando na prática, sendo que alguns optaram pela atividade da página 41, outros pelo avançando página 31, ambiente letrado. Conforme relatório as atividades realizadas propostas obtiveram sucesso, agradando aos alunos.
           Dando continuidade a oficina, discutimos a unidade 15 do TP4, Mergulho no texto, debatemos as três seções, destacando aspectos importantes. Percebi que as cursistas leram as atividades de leitura, pois tinham vários tópicos destacados. O qual facilitou o trabalho, surtindo um diálogo importante do que diz respeito as perguntas, as quais orientam o leitor a compreensão do texto.
           Após a discussão, fomos para o avançando na prática, sendo que o grupo escolheu a atividade do conto de Ruth Rocha, Admirável Mundo Louco.
Como não tinha livro para todos, reproduzi a capa e o conto da obra, para que todas tivessem o material para explorar o avançando na prática.
        Para finalizar encaminhei a tarefa para a próxima oficina, TP6, unidade 24. E trazer uma atividade em leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário